domingo, 23 de setembro de 2012

JOE ZAWINUL...UM MÚSICO DE ORIGEM CIGANA...





Joe zawinul 2007-03-28 live in freiburg.jpg

Josef Erich Zawinul, conhecido como Joe Zawinul(Viena7 de julho de1932 -Viena11 de setembro de2007) foi um músico austríaco, de ascendência húngara,tcheca e cigana.
Tecladista, compositor e arranjador de jazz foi um dos principais criadores dojazz fusion, juntamente com Chick Corea,Herbie Hancock,John McLaughlin e Miles Davis. Zawinul, Corea e Hancock foram os primeiros músicos a integrar piano elétrico e sintetizador.
Educado por seu avô, iniciou-se na música aos seis anos de idade, tocando música cigana e música tradicional húngara no acordeão. Posteriormente estudou piano clássico e composição no Conservatório de Viena (Konservatorium Wien). Nos anos 1950, tocou em programas de rádio com diferentes bandas locais. Mais tarde trabalhou com vários músicos, como o clarinetista Fatty George e o pianista Friedrich Gulda, pela Europa.
Em 1959 participou de um concurso organizado pela revista Down Beat, obtendo uma bolsa de estudos no prestigioso Berklee College of Music, em BostonMassachusetts, considerada a melhor escola de música moderna dos Estados Unidos. Porém ali permaneceu apenas por poucos dias, juntando-se em seguida ao grupo do trompetista canadense Maynard Ferguson, durante oito meses.A seguir, atuou com diferentes artistas, como Ella Fitzgerald,Dinah Washington e o saxofonista Ben Webster.

Nenhum comentário:

Postar um comentário