sábado, 21 de janeiro de 2012

Roby Lakatos Zigeunerweisen with The Pannon Philharmonic Orchestra

(Pt.2) Gypsy violinist Roby Lakatos - 'Hungarian Dance No.5' (Music Show...

Roby Lakatos Galaspektakel Gypsy Csardas

Boross Lajos Kossuth-díjas prímáskirály Andrea és Vince lagziján! New Yo...

100 tagú cigányzenekar - Piros rózsák, fehér rózsák

Rigo Bufo Sandor with Gypsy Devils

Cigánski diabli: gypsy jazz

Ciganski par KUD "Branko Cvetkovic"

CRAZY DANCE GROUP Armenia, Gyumri, Gnchuakan, Ciganski

Lačho Amicus

Cigansky Tanec

Ciganske z Raslavic Raslavičan

Husľovačka - Muzička - Rómske (tancuje KMAF z KE)

Otto: Zmes cigánskych piesní (Môj najmilší hit)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

RECORDEMOS EM JANEIRO O HOLOCAUSTO CIGANO!

Fatos acontecidos na longa história de perseguições ao Povo Rom,no mundo:

•1906: França remove todos os cartões de identidade dos Rroms.
•1920: durante a República de Weimar foi proibido aos Rroms usarem parques e sanitários públicos e foram forçados a registrarem-se em delegacias de polícia


•1922: Alemanha começa um programa para recolher as impressões digitais e fotografar os Rroms. O Professor Hans Gunther f. acusa os Rroms de trazerem sangue estrangeiro para a Europa.
•1933-34: Hitler chega ao poder na Alemanha. Os músicos de etnia Rroms são defendidos pela Casa Cultural do Estado, começam as  esterilizações forçadas para o Rroms, o boxeador Johann Trollman (Sinti) vê seu ex-título de Campeão  peso ligeiro ser retirado e começa a "A semana dos mendigos" significa que milhares de Rroms foram presos. Aqueles que não podem provar sua nacionalidade alemã são expulsos.
•1935-38: Na Alemanha, todos os Rroms estão sujeitos às leis de Nuremberg para a proteção de sangue e honra alemão. Os Rroms na Alemanha perdem o direito de voto e é aberto o campo de detenção de Marzahn, Hitler publica o decreto geral para combater a ameaça CIGANA e abre o Escritório de Saúde sobre Higiene Racial e Unidade Biológica.
•Em 1938, Rroms da Alemanha são declarados anti-social, são presos e enviados para executar trabalho forçado a fim de construir campos de concentração. No mesmo ano a Rússia - Stalin proíbe o uso do Rromani,  cultura e idioma.
•1940-A primeira ação de genocídio em massa do Holocausto ocorre em crianças de Buchenwald. Lá 250 crianças de etnia Rrom servem como cobaias humanas para testar cristais de gás Zyklon-b.
•1941-44: Na Alemanha, em Julho, Himmler dá as ordens «l'Einsatz commando» quer dizer "matar todos os judeus, ciganos e doentes mentais."
•Em 1944, 1400 Rroms que estavam em Auschwitz aptos para o trabalho são enviados para Buchenwald. Os 2.900 Roms restantes tentam se defender com paus e pedras, mas são derrotados e presos em câmaras de gás.
•1945 – Enquanto a II Guerra Mundial chega ao fim, continua a ser ilegal para o cidadão Rrom viver na maior parte do território europeu do pós-guerra.
•1962: Os tribunais da República Federal da Alemanha declararam que o Rroms foram perseguidos durante o Holocausto por motivos raciais, no entanto, os sobreviventes não partilham os milhões de dólares de compensação dado aos outros sobreviventes do Holocausto.
•1966: «O Conselho Gypsy» Conselho Rrom foi fundado na Grã-Bretanha.
•1969: Bulgária cria escolas de segregação para as crianças Rroma. Os países dos antigos Estados Soviéticos seguem o mesmo exemplo.
•1970 – O Conselho Nacional de educação para os Rroms é criado 
 na Inglaterra.

•1971 – Celebra-se em Londres, Inglaterra o Congresso Rromaní (I), que adota o "Romany, Romani", bem como a bandeira nacional, a bandeira da Índia é tida como modelo. Outras considerações também surgem, tais como a inclusão de um alfabeto Rromaní, a proteção da língua e cultura e a implementação dos direitos humanos.
•1972: A República Checa começa a esterilização forçada de mulheres Rroma. O governo pretende a encerrar o processo apenas em 2007, mas relatórios de esterilização estão sendo examinados, o governo se recusa a pagar qualquer forma de compensação para as mulheres afetadas.
•1977: Um sub-comitê das Nações Unidas toma uma decisão relativa à proteção dos Rroms.
•1979: A União Romani é reconhecida pelo Conselho Económico e social das Nações Unidas.
•1981-Iugoslávia reconhece a nacionalidade dos Rroma.
•1987: Nos Estados Unidos, é nomeado pelo Conselho Para a Memória do Holocausto, o primeiro membro de etnia Rromaní, sete anos após esta Agência, sete anos após ter sido criada.
•1989: A Alemanha expulsa os Rroms estrangeiros.
•1990 – O quarto Congresso Mundial Romani adota um alfabeto para o idioma Rromaní.
•1991: Os Rroms ganham direitos iguais na Macedónia.
•1960-1999: Os povos Rroms enfrentaram perseguição e morte devido a ataques recebidos, tanto por parte dos civis como pelos governos em toda a Europa.
•Em 1997, bandas neo Nazi barbarizam e matam impunemente os Rroms na Sérvia. Motins e manifestações periódicas ainda estão acontecendo, especialmente na Europa Oriental, onde crianças Rroma são rebaixadas para a parte inferior das escolas durante as aulas ou em classes de educação especial, são rotineiramente espancadas e excluídas por estudantes e professores.
•1998-99: Conflito no Kosovo, comunidades Rroms são atacados por todos os lados do conflito.
•2008-9: Um acampamento Rrom, num bairro nas proximidades de Nápoles é queimada por um grupo de pessoas. As autoridades italianas destroem outro bairro deslocando os Rroms para acampamentos temporários sem água ou eletricidade. O Primeiro-ministro dá todo o poder às autoridades locais para proceder as expulsões e a recolha de impressões digitais dos Rroms, incluindo também nesta medida as crianças. Explode uma indignação geral, mas a Comissão Europeia não exigi do primeiro-Ministro Berlusconi que cessem a tomada de impressões digitais. Os Rroms de outros países da União Europeia são expulsos sem possibilidade de recurso.
•2009-11: O neo-Nazis intimidam e acuam várias comunidades Rroms na Hungria e na República Checa. Continua a violência repetida, emprego e habitação são os alvos das discriminações e ameaças. O assédio constante pelas autoridades em toda força muitos Rroms a fugir para a Europa Ocidental.
•2010-11: A Polícia francesa mata uma jovem Rrom em um ponto de controle em Vallée de la Loire, provocando tumultos (a sede da polícia é totalmente destruída). Em resposta, o Presidente francês Sarkozy ordenou o desmantelamento e a destruição de cerca de 300 campos Rroms, acusando estes campos de serem um nicho de criminalização, ordena o afastamento dos Rroms oriundos da Europa Oriental. Durante 
esses confrontos com a polícia francesa, Roms de nacionalidade francesa são também capturadas. As expulsões não tem em conta o direito de asilo das comunidades do bloco europeu. A Comissária Europeia Viviane Reding declarou que as deportações violaram as disposições da União Europeia em matéria de liberdade e mobilidade, mas finalmente, Sarkozy acaba por continuar com as expulsões arbitrárias.
 •2011: Em Kosovo, milhares de refugiados Rroms que tiveram suas casas destruidas durante a guerra, permanecem em campos de refugiados sem instalações sanitárias, localizadas perto de lixões onde são derramadas substâncias tóxicas contaminando a água e a terra.  Os outros grupos de refugiados receberem alojamento. Um campo preenchido por RromsUm campo preenchido por Rroms em Mitrovica é colocado em uma antiga mina de materiais pesados, causando saturnismo (intoxicação de chumbo) na população.

Poucos não-ciganos(gadjês) conhecem realmente a Verdade Cigana(CHACHIMÔS ROMANI );poucos conhecem nossa verdadeira história.;poucos sabem quem somos;muitos parecem não nos enxergar, porque guardam o preconceito dentro do coração...
Porém,apesar disso tudo,não podem deixar de reconhecer a nossa capacidade e virtuosismo  musical! Deus nos deu este maravilhoso dom e a Ele agradecemos!                                                     Neste mês de janeiro,em que recordamos o holocausto(600.000 ciganos pereceram nos campos de concentração, nos crematórios e câmaras de gás do Nazismo),nos vem à memória um fato narrado por Myriam Novitch* EM RELAÇÃO AOS PRISIONEIROS CIGANOS:

"O AMOR À MÚSICA SERVIU-LHES POR VEZES DE CONSOLO NO MARTÍRIO.FAMINTOS E COBERTOS DE PIOLHOS,ELES SE JUNTAVAM DIANTE DOS HEDIONDOS BARRACÕES DE AUSCHWITZ PARA TOCAR MÚSICA,ENCORAJANDO AS CRIANÇAS A DANÇAR..."

*Myriam Novitch é diretora do Museu dos Combatentes dos Guetos e é pesquisadora do genocídio dos judeus e ciganos durante o nazismo alemão.
......................................................................

VEJAM OS VÍDEOS,OUÇAM ATENTAMENTE AS MÚSICAS E RECORDEM A LONGA HISTÓRIA DE MARTÍRIOS A QUE FOI SUBMETIDO O POVO CIGANO !